
CURSOS profissionais
Paulo Galina
História da Arte do Agora – Urgente – Início 30/09/25

A arte brasileira de hoje não surgiu do nada. Neste curso, vamos investigar suas raízes — da chegada da modernidade europeia ao Brasil, passando pelas grandes exposições que redefiniram o cenário nas últimas décadas do século XX e nas primeiras do XXI.
A partir da metodologia de Rosalind Krauss, vamos ler a produção artística como resposta às tradições modernas e como sintoma da pós-modernidade, construindo um olhar crítico e atualizado sobre a arte que se faz agora.
Terças-feiras, 19h às 20h30
30/09 a 02/12/2025
Investimento:
3x 300 reais
Descontos para inscrições antecipadas -15% até 29 de agosto 2025
[email protected]
WhatsApp: (11) 97467-7176
30/09. Apresentação (encontro presencial)
Conteúdo: Apresentação do ministrante, apresentação do conteúdo tratado e apresentação dos participantes e de suas intenções ao participarem deste curso.
07/10. Aula 01: Ondas de modernidade primeira metade do século XX
Conteúdo: Apresentação do conceito de modernidade criado na Europa e as formas que esse conceito foi importado. Trataremos da atualização do sistemas de arte brasileiros em relação à produção do Norte Global [nominalmente países no continente europeu (como França, Alemanha e Inglaterra, por exemplo, mas toda a Europa Ocidental do período da Guerra Fria) e EstadosUnidos]. Da chegada da modernidade européia no projeto modernista de 1922 até uma revolução dentro deste mesmo projeto moderno durante a década de 1940.
14/10. Aula 02: Uma ruptura no tecido das utopias: gênese pós-moderna 1947 até 1959
Conteúdo trabalhado: A partir deste ponto no curso, deixaremos de tratar de terminologias e categorias teóricas para, seguindo a metodologia estabelecida por Rosalind Krauss em seu livro Caminhos da escultura moderna, fazermos estudos de caso que mostram as rupturas e continuidades com as tradições modernas e modernistas a partir das obras de artistas como Alfredo Volpi, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Waldemar Cordeiro, entre outros. Assim, a clareza da segunda onda de modernidade regem chegada ao Brasil pela atualização do sistema de artes institucional começa a ser posta a prova com o projeto nacional de artes que se revela na produção de seus agentes, nominalmente os artistas daquele tempo.
21/10. Aula 03: a utopia que não é coletiva e formas de resistir 1960 até 1972 Conteúdo: Continuando essa exploração da cultura e do entendimento do que é e para que serve arte através do estudo de caso das obras dos artistas em seu tempo, nesta terceira aula iremos estudar as obras de artistas como: Artur Barrio, Nelson Leirner, Raimundo Colares, Rubens Gerchman e Wesley Duke Lee, entre outros.
28/10. Aula 04: Estratégias [estéticas] pós-modernas 1973 até 1981 Conteúdo: Seguindo a metodologia estabelecida por Rosalind Krauss em seu livro Caminhos da escultura moderna, faremos um estudos de caso das obras para apontaras rupturas e continuidades com as tradições neste momento histórico. Serão estudas as obras de artistas como Alair Gomes, Carlos Zilio, Cildo Meireles Mira Schendel, Regina Silveira, Waltércio Caldas, Wldemar Cordeiro (Derivadas da imagem), entre outros.
04/11. Aula 05: Capitalismo selvagem. Onde está você geração 80? 1981 até 1992 Conteúdo: O entendimento da chegada do capitalismo financeiro há um pais recém saído de uma ditadura militar imposta por um golpe duas décadas antes mostrará uma nova fase na produção plástica brasileira, assim a histórica exposição coletiva no Parque Lage, importante espaço ide formação artística no Rio de Janeiro, Onde está você geração 80? será o mote para estudarmos esta década e os dilemas trazidos por este tempo. Serão estudadas as obras de artistas como Evandro Carlos Jardim, Leonilson, Miguel Rio Branco, Nelson Felix, Regina Silveira, Tunga, o coletivo 3Nós3 (Mário Ramiro, Rafael França e Hudnilson Jr) entre outros.
08/11. Aula 06: Visita à Bienal de São Paulo (encontro presencial)
Conteúdo: Visita guiada com o ministrante comentando a Bienal Internacional de artes de São Paulo.
11/11. Aula 07: Neoliberalismo e a coletividade [que é a sociedade] 1993 até 2001 Conteúdo: Aproximando-se do tempo presente, estudaremos as obras de artistas como Adriana Varejão, Edgar de Souza, Sérgio Romagnolo, José Spaniol, Rubens Mano, Wagner Morales, entre outros. Além de falarmos das exposições Arte-Cidade que aconteceram durante a década de 1990 e na primeira década do novo milênio.
18/11. Aula 08: O deserto do real e seus oásis. Vislumbre de fuga 2002 até 2012 Conteúdo: Aproximando-se do tempo presente, estudaremos as obras de artistas como Cao Guimarães, Henrique Oliveira, Iran do Espirito Santo, José Bechara, Laura Vinci, Mauro Restiffe, Marepe, Wagner Morales, Rivane Neuenschwander entre outros. Além de falarmos do projeto de residência Faxinal das artes de 2002 realizada no estado do Paraná.
25/11. Aula 09: Arte agora 2013 até 2023
Conteúdo: Pensando em uma leitura do tempo presente, estudaremos as obras de artistas como André Komatsu, Alice Miceli, Bruno Baptistelli, Cinthia Marcelle, Eduardo Berliner, Flávio Cerqueira, Jonathas de Andrade, Leya Mira Brander, Lia Cheia, Rosana Paulino, Tatiana Blass, Thiago Martins de Melo entre outros.
02.12. Aula 10: Encerramento (encontro presencial)
Conteúdo: Reunião presencial comentando o curso, trocando sobre a experiência e uma pequena comemoração de encerramento.
Renato de Cara
Mentoria e Exposição - Alteridade - CURSO ENCERRADO

Durante quatro encontros coletivos, a mentoria buscará aprofundar as narrativas e poéticas de cada artista, indo além das referências pessoais para refletir sobre nossas relações e posicionamento no mundo, tendo a alteridade como ponto central.
Ao final do processo, os artistas selecionados farão parte de uma exposição coletiva, resultado das discussões e experimentações ao longo da mentoria.
Como participar?
Envie seu portfólio e uma carta de interesse preenchendo o formulário.
https://forms.gle/ErdYrfX231iZHGfp7
Encontros
Datas: 9 e 23 de junho e 7 e 21 de julho de 2025
Horários: das 16h30 às 18h30 (segunda)
Montagem da exposição: 24 de julho
Abertura: 26 de julho
Exposição na Galeria Gare: 26 de julho a 23 de agosto de 2025
Investimento
7 parcelas de R$ 620
Garanta sua participação e expanda sua prática artística com essa experiência única!
Nasceu em Lins, SP. 1963. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1985.
Interessado em cultura, especializou-se em arte e moda contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação.
De 2006 a 2017 dirigiu a Galeria Mezanino, produzindo e curando exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea.
Em 2018 foi diretor do Departamento de Museus Municipais de São Paulo, coordenando quinze espaços museológicos históricos, construídos entre os séculos XVII e XX.
Em março 2023 foi nomeado curador do Paço das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
É também curador independente e consultor de arte, acompanhando artistas em parceria com instituições variadas.
Renato de Cara
Mentoria e Exposição – Módulo III: Fetiche – encerrado

A Galeria Gare em parceria com o curador Renato de Cara apresenta um programa de encontros para reflexão crítica sobre a produção individual e as formas de expor em diálogo com os trabalhos dos artistas do grupo.
Nesse contexto a exposição potencializa as poéticas, estimula a documentação do processo e um olhar a partir do contexto atual da Arte e do mercado.
Serão 3 módulos, a saber:
Módulo 1: A construção das Narrativas Espirituais – Janeiro 2023 – encerrado
Módulo 2: Sobre Territórios e Fronteiras, as heranças de um corpo espiritual – Outubro 2023 – encerrado
MÓDULO 3: Fetiche – inscrições abertas!
4 encontros para pensar o culto ao objeto de arte.
O que nos provoca a excitação? O que nos faz crer que certas coisas são dotadas de qualidades sobrenaturais ou divinas, transformando nossos pensamentos, desejos e quereres?
Se o fetiche é um movimento comum à humanidade, ele pode representar a força que nos movimenta a produzir. Se administramos nossas taras, seguimos além, construindo outras narrativas que podem alcançar o desejo de mais pessoas – poesia.
No fetichismo da mercadoria cultural é a suposta ausência de valor de uso – já que esse se faz mediado – que o transforma em valor de troca, tirando assim sua condição essencialmente rebelde diante da mercantilização do produto.
Desconstruir estruturas, transformar imagens e rever performances à procura de outros mitos.
Todos nós possuímos algum gatilho que acaba por nos dar mais estímulo. Um comportamento é comum quando é sadio e até movimenta mercados financeiros pelo mundo.
“A pessoa exposta” sugere Clarice Lispector.
Encontros com o curador às 2as. feiras das 18h às 20h30
- 17 de Junho;
- 01, 15 e 29 de julho de 2024
Montagem 08 de Agosto – 5a. feira.
Exposição de 10 a 31 de agosto.
Vagas limitadas, esperamos você artista!
Seleção: Para participar da seleção, você deverá enviar portfólio com suas criações mais recentes, acompanhadas por uma carta de interesse no formulário em nosso linkthree: https://forms.gle/GobGYE6phyTEPebG8
Caso tenha dificuldade, peça o link pelo whatsapp (11) 97467 7176
Investimento: 7 parcelas de 500 reais
Dúvidas: [email protected] – whatsapp (11) 97467-7176
Vagas limitadas.
Nasceu em Lins, SP. 1963. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1985.
Interessado em cultura, especializou-se em arte e moda contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação.
De 2006 a 2017 dirigiu a Galeria Mezanino, produzindo e curando exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea.
Em 2018 foi diretor do Departamento de Museus Municipais de São Paulo, coordenando quinze espaços museológicos históricos, construídos entre os séculos XVII e XX.
Em março 2023 foi nomeado curador do Paço das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
É também curador independente e consultor de arte, acompanhando artistas em parceria com instituições variadas.

O Ateliê se configura como um espaço de troca e criação coletiva, para artistas atuantes em diferentes técnicas, interessados/as em inserir ações e experimentar práticas relacionadas às suas criações.
A performance neste laboratório se define de maneira geral como uma metodologia de criação. Considerando os interesses e percursos de cada participante, um repertório de ideias, materiais e ações serão refletidos e ponderados em grupo, articulando experimentações e aprofundando os sentidos em circulação em cada trabalho.
A arte da performance pressupõe o acontecimento; a ação física e a presença corpórea estarão no centro do desenvolvimento dos trabalhos. O objetivo é alargar as fronteiras dos processos dos artistas, expandindo os modos de pensar e criar a partir de seus interesses, considerando no centro do processo o corpo, seus aspectos culturais, políticos, e suas capacidades de ação.
O laboratório está aberto a artistas atuantes em técnicas tradicionais como pintura, desenho, escultura e literatura, gravura ou ilustração. As ações e práticas poderão também se estruturar a partir da identificação de zonas de interesse, dados biográficos, reflexões de ordem coletiva, e ainda, a produções relacionadas a suportes contemporâneos como apropriações de distintos materiais, colagens, documentações em imagem e áudio e relações entre técnicas.
Material de apoio
BONDÍA, Jorge Larrosa, Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação, N° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt
Kaprow, A. (2010). Performing life . ARS (São Paulo), 8(15), 112-117.
https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000100009
Performing life | ARS (São Paulo) (usp.br)
Cronograma
29/01 e 12/3 – período de divulgação e inscrição encontro 1 – 16/03 – sábado – 14h30min às 18h encontro 2 – 23/03 – sábado – 14h30min às 18h encontro 3 – 06/04 – sábado – 14h30min às 18h
9,10,11 de abril – montagem da exposição
12 de abril abertura
12 a 20 de abril exposição
20 de abril – sábado – desmontagem
Investimento: 3 parcelas de $ 430,00 – Vagas limitadas por ordem de inscrição
Ficha de Inscrição – https://forms.gle/fc7Wf3KnbrvCssL28
(recomendamos a leitura do material de apoio antes do início do laboratório)
Dúvidas? Entre em contato conosco – whatsapp (11) 97467 7176
Graduação em artes cênicas na UNICAMP- 2003, formação do bailarino brincante: danças brasileiras e teatralidade da cultura popular brasileira no Instituto brincante em São Paulo e Pernambuco entre 2003 a 2005. Núcleo experimental de artes cênicas do SESI em São Paulo 2006, pós graduação em cenografia e figurino no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo 2017, especialização em estudos da performance no c.e.m.- Centro em Movimento em Lisboa 2013; Mestre no programa de Estética e História da Arte do MAC Museu de Arte Contemporânea na USP Universidade de São Paulo.
Docente no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e SENAC São Paulo, nos cursos de artes do corpo, história da arte e produção de moda.
Residências artísticas em Portugal, no Alentejo ligada à associação Atalaia em Ourique, no CENTA- centro de novas tendências artísticas em Vila Velha de Ródão e no Algarve ligada ao Museu do Trajo em 2014. Na Suécia, ligada ao estúdio
Magasin Katrin, 2014. Em Cabo Verde, ligada à associação cultural Mindelact, 2019. Performance Permanência para os Encarnados premiada na SP-Arte 2016. Residência artística no programa audiovisual atravésTV em São Paulo em 2016 e 2017. Participação em festivais no Brasil e exterior. Entre 2008 a 2017, ligada à Galeria Mezanino como artista e equipe de programação, realizou duas edições do festival movimenta de performances e diferentes programas de mediação. activations (emperformance.wixsite.com) queda de performance | Luanna Jimenes (emperformance.wixsite.com)
Renato de Cara
Mentoria e Exposição – Módulo II: Territórios e fronteiras, as heranças de um corpo espiritual
Encerrado

A Galeria Gare em parceria com o curador Renato de Cara apresenta um programa de encontros para reflexão crítica sobre a produção individual e as formas de expor em diálogo com os trabalhos dos artistas do grupo.
Nesse contexto a exposição potencializa as poéticas, estimula a documentação do processo e um olhar a partir do contexto atual da Arte e do mercado.
Serão 3 módulos, a saber:
Módulo 1: A construção das Narrativas Espirituais – Janeiro 2023 – encerrado
Módulo 2: Sobre Territórios e Fronteiras, as heranças de um corpo espiritual – Outubro/Novembro 2023
“… a arte contemporânea se tornou uma espécie de religião alternativa para ateus. […] Para muitos integrantes do mundo da arte e outros tipos de aficionados, a arte conceitual é uma espécie de canal existencial por meio do qual dão significado às suas vidas. Ela exige fé, mas recompensa o crente com uma noção de consequência. Ademais, assim como igrejas e outros pontos de encontro ritual têm uma função social, a arte produz uma noção de comunidade em torno de interesses comuns.” Thornton, Sarah. Sete Dias no Mundo da Arte
Na segunda década do século XXI, independente de nossas origens, continuamos a procurar o sentido que nos move, estabelecendo vínculos na impermanência deste mundo distópico. Desbravar referências, equilibrar diferenças e encontrar pontos de intersecção nas relações e nas construções poéticas é o desafio proposto para o grupo que tem a criação artística como prática para a sobrevivência.
MÓDULO 2: Sobre territórios e fronteiras, as heranças de um corpo espiritual
Encontros com o curador às 2as. feiras – das 17h30 às 20h nos dias:
- 02, 16, 30 de outubro e 6 de novembro 2023
Montagem: 16 de novembro 2023
Abertura da exposição: 18 Novembro 2023
Período da exposição: de 18 de novembro a 16 de dezembro de 2023
inscrições encerradas!
Seleção: Os candidatos devem enviar 5 a 10 imagens de trabalhos recentes e carta de interesse para [email protected] – whatsapp (11) 97467-7176
Vagas limitadas.
Investimento: 7 parcelas de R$ 500,00
Inclusos: painel de abertura, legendas, redes sociais da Galeria Gare e Gare Cultural e convite eletrônico.
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Módulo 3: Das Naturezas e Heranças do Corpo – a agendar
Nasceu em Lins, SP. 1963. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1985.
Interessado em cultura, especializou-se em arte e moda contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação.
De 2006 a 2017 dirigiu a Galeria Mezanino, produzindo e curando exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea.
Em 2018 foi diretor do Departamento de Museus Municipais de São Paulo, coordenando quinze espaços museológicos históricos, construídos entre os séculos XVII e XX.
Em março 2023 foi nomeado curador do Paço das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
É também curador independente e consultor de arte, acompanhando artistas em parceria com instituições variadas.

Sob a orientação do artista plástico e professor Rubens Pontes, a série LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS da GALERIA GARE, propõe aos artistas vivenciarem pressupostos que transbordem os processos e conceitos dentro da produção pessoal e na concepção de uma exposição de arte.
LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS
Transversais: que possui uma orientação oblíqua. inclinados, diagonais, atravessados, enviesados. que se desvia. que não é direito ou reto. torto, tortuoso, vesgo.
Ancorado em dois pressupostos centrais (do pós moderno) como a saturação visual e uma busca por formas hibridas, os LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS propõem descentralizar conceitos, potencializar reflexões e explorar experimentalismos dentro da produção pessoal, ampliando as relações que permeiam complexidades imagéticas e suas múltiplas possibilidades dentro do processo.
Sob a lógica do rizoma, tateia alternativas que procuram responder às necessidades artísticas se reconfigurando constantemente em direções fronteiriças e pouco exploradas.
“Um rizoma não começa nem conclui, ele se encontra sempre no meio, entre as coisas, inter-ser, intermezzo. A árvore é filiação, mas o rizoma é aliança, unicamente aliança. A árvore impõe o verbo ‘ser’, mas o rizoma tem como tecido a conjunção ‘e… e… e…’.” (Deleuze & Guattari, em ‘Mil Platôs – Vol. 1’)
Programa: Curso composto de 3 módulos transversais
1 – dos lugares transversais, de suas naturezas distintas – deslizamentos – encerrado fevereiro 2023
2 – descentralização, desmemória – desenraizamentos – encerrado julho 2023
3 – emaranhados, os outros todos – multiplicidades – a agendar – em breve
Público: Livre, acima de 16 anos, artistas em formação e aqueles que buscam aperfeiçoamento.
Período:
Módulo 2 – descentralização, desmemória – desenraizamentos
Encontros: 2as. feiras – dias 05/junho, 19/junho, 03/julho, 17/julho 2023 – das 18h às 20h30
Montagem: 05 a 07 julho 2023
Abertura da exposição: 08 julho 2023 – sábado
Exposição: 08 a 29 julho 2023
Inscrições: [email protected] Whats: (11) 97467-7176
Parcelamento do Módulo 2 : 3 x $ 490,00 (sem taxa de matrícula)
RUBENS PONTES
(1971. São Paulo). Com formação e licenciatura em artes visuais, também estudou com Sérgio Guerini, Tuneu e Carlos Fajardo.
Como artista se interessa pela diversidade e multiplicidade na atualidade, abordando questões de ordem histórica, filosófica e antropológica em práticas relacionais entre a ideia de origem. Trabalhando com e entre o discurso e na sua relação sígnica, explora a superfície da matéria em percepções e desvelamentos, buscando tatear dualidades: temporalidade e permanência, fragilidade e resistência, narrativa pessoal e histórica e utilizando diversas mídias, como instalações, intervenções, vídeos, objetos, fotografias, pinturas, colagens e desenhos.
Desde 1994, participa de diversas exposições individuais e coletivas, em salões de arte, espaços institucionais e galerias. Suas obras se encontram em coleções particulares e públicas, entre elas a Pinacoteca de SBCampo, SP e a Pinacoteca Municipal de Mauá, SP.
Entre a atividade docente, desde 1997, atua como professor de desenho, pintura, história da arte e poéticas visuais, orientando oficinas e cursos em instituições públicas e privadas, destacando a Pinacoteca de SBCampo, SP; a Casa do Olhar, SAndré, SP.
Desde 2016 assina a curadoria da Galeria Vértice, VEC (https://verticeespacocultural.com.br), SP e a coordenação de Artes Visuais do espaço; é membro criador e coordenador do oNúcleo (https://www.onucleo.art.br) Núcleo de pesquisa e formação artística, vinculado à Gare Cultural.
Desde 2002, integra o grupo de estudo e discussão em poéticas visuais sob orientação de Carlos Fajardo. Participa ativamente de encontros e debates sobre poesia, sobre a multiplicidade de conhecimentos da atualidade e em particular sobre o universo artístico.
Ligia Rebelato
Arte Brasileira – Olhares críticos
online com visita presencial à Pinacoteca
Novas datas em breve

A galeria Gare apresenta o curso online e visita presencial à Pinacoteca do Estado de SP com Lígia Rebelato.
A partir de temas centrais, abrangendo desde os primórdios, antes de Cabral, até os dias de hoje, trabalharemos questões fundamentais que permeiam o cenário artístico brasileiro, tendo como base não apenas aspectos estilísticos e cronológicos, mas também sociais e ideológicos, de modo a enriquecer nosso olhar acerca da história da arte brasileira.
Três encontros semanais de 2 horas cada + encontro extra: visita à Pinacoteca
Aula 1 – Falando sobre uma arte “brasileira” É possível falar sobre uma arte brasileira “autêntica”?
Aula 2 – O moderno entre paradoxos O olhar moderno dos acadêmicos.
Aula 3 – Rupturas do pós-moderno A sobreposição de referências.
Aula Extra Visita à Pinacoteca Na visita à mostra de longa duração do museu, veremos a produção artística brasileira, do século XVII até os dias de hoje, em diálogo com diversas culturas do mundo. Através dessas aproximações, que fogem à lógica cronológica e linear da história da arte, somos provocados a “descolar” as obras de narrativas consagradas, compreendendo-as como reflexos de nossa cultura, nossos desejos, enfim, de nossas vidas. Um convite para refletirmos sobre quão excludentes são certas narrativas que moldam a arte, e, consequentemente, para diminuirmos as distâncias que se impõem através delas.
Dias 5, 12 e 19 de julho 2023 (quartas) das 19h às 21h. – encerrado
Visita à Pinacoteca a combinar.
Publico alvo: pessoas interessadas em arte, incluindo artistas.
Idade mínima: 15 anos
Investimento: (entre em contato)
Reservas:
Whatsapp (11) 97467 7176
[email protected]
Mestre em Artes pelo Programa de Estética e História da Arte da USP, especialista em História da Arte pela FAAP, graduada em Letras-Tradução pela Mackenzie.
ligiarebelato.com.br