Skip to content

CURSOS profissionais

Luanna Jimenes

Lab Performance 2

março/abril de 2024

                         

lab performance galeria gare

O Ateliê se configura como um espaço de troca e criação coletiva, para artistas atuantes em diferentes técnicas, interessados/as em inserir ações e experimentar práticas relacionadas às suas criações.

A performance neste laboratório se define de maneira geral como uma metodologia de criação. Considerando os interesses e percursos de cada participante, um repertório de ideias, materiais e ações serão refletidos e ponderados em grupo, articulando experimentações e aprofundando os sentidos em circulação em cada trabalho.

A arte da performance pressupõe o acontecimento; a ação física e a presença corpórea estarão no centro do desenvolvimento dos trabalhos. O objetivo é alargar as fronteiras dos processos dos artistas, expandindo os modos de pensar e criar a partir de seus interesses, considerando no centro do processo o corpo, seus aspectos culturais, políticos, e suas capacidades de ação.

O laboratório está aberto a artistas atuantes em técnicas tradicionais como pintura, desenho, escultura e literatura, gravura ou ilustração. As ações e práticas poderão também se estruturar a partir da identificação de zonas de interesse, dados biográficos, reflexões de ordem coletiva, e ainda, a produções relacionadas a suportes contemporâneos como apropriações de distintos materiais, colagens, documentações em imagem e áudio e relações entre técnicas.

Material de apoio

BONDÍA, Jorge Larrosa, Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação, N° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt

Kaprow, A. (2010). Performing life . ARS (São Paulo), 8(15), 112-117.

https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000100009

Performing life | ARS (São Paulo) (usp.br)

Cronograma

29/01 e 12/3 – período de divulgação e inscrição encontro 1 – 16/03 – sábado – 14h30min às 18h encontro 2 – 23/03 – sábado – 14h30min às 18h encontro 3 – 06/04 – sábado – 14h30min às 18h

9,10,11 de abril – montagem da exposição

12 de abril abertura

12 a 20 de abril exposição

20 de abril – sábado – desmontagem

 

Investimento:   3 parcelas de $ 430,00  –  Vagas limitadas  por ordem de inscrição

 

Ficha de Inscrição – https://forms.gle/fc7Wf3KnbrvCssL28

 (recomendamos a leitura do material de apoio antes do início do laboratório)

 

Dúvidas? Entre em contato conosco – whatsapp (11) 97467 7176

[email protected]

Graduação em artes cênicas na UNICAMP- 2003, formação do bailarino brincante: danças brasileiras e teatralidade da cultura popular brasileira no Instituto brincante em São Paulo e Pernambuco entre 2003 a 2005. Núcleo experimental de artes cênicas do SESI em São Paulo 2006, pós graduação em cenografia e figurino no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo 2017, especialização em estudos da performance no c.e.m.- Centro em Movimento em Lisboa 2013; Mestre no programa de Estética e História da Arte do MAC Museu de Arte Contemporânea na USP Universidade de São Paulo.

Docente no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e SENAC São Paulo, nos cursos de artes do corpo, história da arte e produção de moda.

Residências artísticas em Portugal, no Alentejo ligada à associação Atalaia em Ourique, no CENTA- centro de novas tendências artísticas em Vila Velha de Ródão e no Algarve ligada ao Museu do Trajo em 2014. Na Suécia, ligada ao estúdio

Magasin Katrin, 2014. Em Cabo Verde, ligada à associação cultural Mindelact, 2019. Performance Permanência para os Encarnados premiada na SP-Arte 2016. Residência artística no programa audiovisual atravésTV em São Paulo em 2016 e 2017. Participação em festivais no Brasil e exterior. Entre 2008 a 2017, ligada à Galeria Mezanino como artista e equipe de programação, realizou duas edições do festival movimenta de performances e diferentes programas de mediação. activations (emperformance.wixsite.com) queda de performance | Luanna Jimenes (emperformance.wixsite.com)

Renato de Cara

Mentoria e Exposição – Módulo II: Territórios e fronteiras, as heranças de um corpo espiritual

Encerrado – novas datas em breve

Renato de Cara Mentoria

A Galeria Gare em parceria com o curador Renato de Cara apresenta um programa de encontros para reflexão crítica sobre a produção individual e as formas de expor em diálogo com os trabalhos dos artistas do grupo. 

Nesse contexto a exposição potencializa as poéticas, estimula a documentação do processo e um olhar a partir do contexto atual da Arte e do mercado.

Serão 3 módulos, a saber:

Módulo 1: A construção das Narrativas Espirituais – Janeiro 2023 encerrado

Módulo 2: Sobre Territórios e Fronteiras, as heranças de um corpo espiritual –  Outubro/Novembro 2023

“… a arte contemporânea se tornou uma espécie de religião alternativa para ateus. […] Para muitos integrantes do mundo da arte e outros tipos de aficionados, a arte conceitual é uma espécie de canal existencial por meio do qual dão significado às suas vidas. Ela exige fé, mas recompensa o crente com uma noção de consequência. Ademais, assim como igrejas e outros pontos de encontro ritual têm uma função social, a arte produz uma noção de comunidade em torno de interesses comuns.”  Thornton, Sarah. Sete Dias no Mundo da Arte

Na segunda década do século XXI, independente de nossas origens, continuamos a procurar o sentido que nos move, estabelecendo vínculos na impermanência deste mundo distópico. Desbravar referências, equilibrar diferenças e encontrar pontos de intersecção nas relações e nas construções poéticas é o desafio proposto para o grupo que tem a criação artística como prática para a  sobrevivência.

MÓDULO 2: Sobre territórios e fronteiras, as heranças de um corpo espiritual

Encontros com o curador às 2as. feiras – das 17h30 às 20h nos dias:

  • 02, 16, 30 de outubro e 6 de novembro 2023

Montagem: 16 de novembro 2023

Abertura da exposição: 18 Novembro 2023

Período da exposição: de 18 de novembro a 16 de dezembro de 2023

inscrições encerradas! 

Seleção: Os candidatos devem enviar 5 a 10 imagens de trabalhos recentes e carta de interesse para [email protected]     –    whatsapp (11) 97467-7176

Vagas limitadas.

Investimento: 7 parcelas de R$ 500,00

Inclusos: painel de abertura, legendas, redes sociais da Galeria Gare e Gare Cultural e convite eletrônico.

—————————————————————————–

Módulo 3: Das Naturezas e Heranças do Corpo – a agendar

Nasceu em Lins, SP. 1963. Vive e trabalha em São Paulo.  Formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1985.

Interessado em cultura, especializou-se em arte e moda contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação.

De 2006 a 2017 dirigiu a Galeria Mezanino, produzindo e curando exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea.

Em 2018 foi diretor do Departamento de Museus Municipais de São Paulo, coordenando quinze espaços museológicos históricos, construídos entre os séculos XVII e XX.

Em março 2023 foi nomeado curador do Paço das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

É também curador independente e consultor de arte, acompanhando artistas em parceria com instituições variadas.

Rubens Pontes

Laboratórios Transversais + Exposição

Encerrado – novas datas em breve

laboratórios transversaisi #2

Sob a orientação do artista plástico e professor Rubens Pontes, a série LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS da GALERIA GARE, propõe aos artistas vivenciarem pressupostos que transbordem os processos e conceitos dentro da produção pessoal e na concepção de uma exposição de arte.

LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS
Transversais: que possui uma orientação oblíqua. inclinados, diagonais, atravessados, enviesados. que se desvia. que não é direito ou reto. torto, tortuoso, vesgo.
Ancorado em dois pressupostos centrais (do pós moderno) como a saturação visual e uma busca por formas hibridas, os LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS propõem descentralizar conceitos, potencializar reflexões e explorar experimentalismos dentro da produção pessoal, ampliando as relações que permeiam complexidades imagéticas e suas múltiplas possibilidades dentro do processo.
Sob a lógica do rizoma, tateia alternativas que procuram responder às necessidades artísticas se reconfigurando constantemente em direções fronteiriças e pouco exploradas.
“Um rizoma não começa nem conclui, ele se encontra sempre no meio, entre as coisas, inter-ser, intermezzo. A árvore é filiação, mas o rizoma é aliança, unicamente aliança. A árvore impõe o verbo ‘ser’, mas o rizoma tem como tecido a conjunção ‘e… e… e…’.” (Deleuze & Guattari, em ‘Mil Platôs – Vol. 1’)

Programa: Curso composto de 3 módulos transversais
1 – dos lugares transversais, de suas naturezas distintas – deslizamentos – encerrado fevereiro 2023
2 – descentralização, desmemória – desenraizamentos – encerrado julho 2023
3 – emaranhados, os outros todos – multiplicidades – a agendar – em breve

Público: Livre, acima de 16 anos, artistas em formação e aqueles que buscam aperfeiçoamento.

Período: 

Módulo 2descentralização, desmemória – desenraizamentos

Encontros: 2as. feiras –  dias 05/junho, 19/junho, 03/julho, 17/julho 2023 – das 18h às 20h30

Montagem: 05 a 07 julho 2023

Abertura da exposição: 08 julho 2023 – sábado

Exposição: 08 a 29  julho 2023

Inscrições: [email protected]   Whats: (11) 97467-7176

Parcelamento do Módulo 2 :   3 x $ 490,00 (sem taxa de matrícula) 

RUBENS PONTES
(1971. São Paulo). Com formação e licenciatura em artes visuais, também estudou com Sérgio Guerini, Tuneu e Carlos Fajardo.
Como artista se interessa pela diversidade e multiplicidade na atualidade, abordando questões de ordem histórica, filosófica e antropológica em práticas relacionais entre a ideia de origem. Trabalhando com e entre o discurso e na sua relação sígnica, explora a superfície da matéria em percepções e desvelamentos, buscando tatear dualidades: temporalidade e permanência, fragilidade e resistência, narrativa pessoal e histórica e utilizando diversas mídias, como instalações, intervenções, vídeos, objetos, fotografias, pinturas, colagens e desenhos.

Desde 1994, participa de diversas exposições individuais e coletivas, em salões de arte, espaços institucionais e galerias. Suas obras se encontram em coleções particulares e públicas, entre elas a Pinacoteca de SBCampo, SP e a Pinacoteca Municipal de Mauá, SP.
Entre a atividade docente, desde 1997, atua como professor de desenho, pintura, história da arte e poéticas visuais, orientando oficinas e cursos em instituições públicas e privadas, destacando a Pinacoteca de SBCampo, SP; a Casa do Olhar, SAndré, SP.

Desde 2016 assina a curadoria da Galeria Vértice, VEC (https://verticeespacocultural.com.br), SP e a coordenação de Artes Visuais do espaço; é membro criador e coordenador do oNúcleo (https://www.onucleo.art.br) Núcleo de pesquisa e formação artística, vinculado à Gare Cultural. 

Desde 2002, integra o grupo de estudo e discussão em poéticas visuais sob orientação de Carlos Fajardo. Participa ativamente de encontros e debates sobre poesia, sobre a multiplicidade de conhecimentos da atualidade e em particular sobre o universo artístico.

Ligia Rebelato

Arte Brasileira – Olhares críticos 

online com visita presencial à Pinacoteca   

Novas datas em breve

A galeria Gare apresenta o curso online e visita presencial à Pinacoteca do Estado de SP com Lígia Rebelato.

A partir de temas centrais, abrangendo desde os primórdios, antes de Cabral, até os dias de hoje, trabalharemos questões fundamentais que permeiam o cenário artístico brasileiro, tendo como base não apenas aspectos estilísticos e cronológicos, mas também sociais e ideológicos, de modo a enriquecer nosso olhar acerca da história da arte brasileira.

Três encontros semanais de 2 horas cada + encontro extra: visita à Pinacoteca

Aula 1 – Falando sobre uma arte “brasileira” É possível falar sobre uma arte brasileira “autêntica”?

Aula 2 – O moderno entre paradoxos O olhar moderno dos acadêmicos.

Aula 3 – Rupturas do pós-moderno A sobreposição de referências.

 Aula Extra Visita à Pinacoteca Na visita à mostra de longa duração do museu, veremos a produção artística brasileira, do século XVII até os dias de hoje, em diálogo com diversas culturas do mundo. Através dessas aproximações, que fogem à lógica cronológica e linear da história da arte, somos provocados a “descolar” as obras de narrativas consagradas, compreendendo-as como reflexos de nossa cultura, nossos desejos, enfim, de nossas vidas. Um convite para refletirmos sobre quão excludentes são certas narrativas que moldam a arte, e, consequentemente, para diminuirmos as distâncias que se impõem através delas.

Dias 5, 12 e 19  de julho 2023 (quartas) das 19h às 21h.  – encerrado

Visita à Pinacoteca a combinar.

Publico alvo: pessoas interessadas em arte, incluindo artistas.

Idade mínima: 15 anos

Investimento: (entre em contato)

Reservas:
Whatsapp (11) 97467 7176
[email protected]

Mestre em Artes pelo Programa de Estética e História da Arte da USP, especialista em História da Arte pela FAAP, graduada em Letras-Tradução pela Mackenzie.
ligiarebelato.com.br

Palestra gratuita com Hugo Fortes

Leitura de Portfólio + Contexto da Produção de Arte Atual com Renato De Cara

As questões hegemônicas do mercado e o olhar para as produções periféricas, descentralizando os repertórios em busca de uma linguagem autoral, conectada ao nosso íntimo.

Cada participante apresentará seu portfólio para apreciação em grupo para melhor compreender sua produção no momento atual.

Condução das atividades pelo curador Renato de Cara. Com 15 anos de trajetória acompanhando artistas em início e meio de carreira, Renato De Cara se interessa pelos processos individuais e junto aos participantes busca encontrar caminhos e discutir um melhor entendimentos das narrativas frente ao momento atual da arte. 

Atividade presencial. Vagas limitadas.

Dias 07, 14, 21 e 28 de maio de 2022 (sábados) das 13h15 às 17h15.

Inscrições: [email protected]   T.(11) 97467-7176

Dia das Mães!

Presenteie com Arte!

Proporcione para sua mãe (ou para aquela pessoa do seu coração) uma experiência diferente.

Nesse dia 08/05/22, dê de presente um CURSO RÁPIDO DE AQUARELA*!

Serão 7 aulas (em maio e junho) para aprender técnicas de Aquarela, entrando em contato com esse delicioso universo das artes.

Horários disponíveis:
3ª-feira das 14h às 17h
4ª-feira das 14h às 17h
4ª-feira das 18h30 às 20h30
5ª-feira das 18h30 às 20h30

*ATENÇÃO: As 3 primeiras pessoas que adquirirem o vale-presente, ganham um kit oferecido pela Papelaria Universitária!

Garanta o seu o quanto antes! As vagas nas turmas são limitadas!

Mais informações sobre investimento e inscrições:

(11) 97467-7176 / [email protected]

 

Gare – Escola de Artes Criativas e Design
R. Cubatão, 959
(11) 3564-2696

EXPERIMENTE
#SerGare por 1 mês

Convidamos você para experimentar qualquer um dos nossos cursos durante o mês de Junho 2022. 

Vantagens: 

  • 40% de desconto sobre o valor regular
  • SEM contrato longo – SEM burocracias – SEM vínculo obrigatório
  • você vai conhecer o(a) professor(a) e sua metodologia
  • você vai sentir o diferencial do que é #SerGare

Se gostar da experiência, você pode se matricular para agosto com desconto especial!

Iniciar Conversa
1
💬 Olá, precisando de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?