Renato de Cara
Mentoria e Exposição – Módulo III: Fetiche – encerrado
A Galeria Gare em parceria com o curador Renato de Cara apresenta um programa de encontros para reflexão crítica sobre a produção individual e as formas de expor em diálogo com os trabalhos dos artistas do grupo.
Nesse contexto a exposição potencializa as poéticas, estimula a documentação do processo e um olhar a partir do contexto atual da Arte e do mercado.
Serão 3 módulos, a saber:
Módulo 1: A construção das Narrativas Espirituais – Janeiro 2023 – encerrado
Módulo 2: Sobre Territórios e Fronteiras, as heranças de um corpo espiritual – Outubro 2023 – encerrado
MÓDULO 3: Fetiche – inscrições abertas!
4 encontros para pensar o culto ao objeto de arte.
O que nos provoca a excitação? O que nos faz crer que certas coisas são dotadas de qualidades sobrenaturais ou divinas, transformando nossos pensamentos, desejos e quereres?
Se o fetiche é um movimento comum à humanidade, ele pode representar a força que nos movimenta a produzir. Se administramos nossas taras, seguimos além, construindo outras narrativas que podem alcançar o desejo de mais pessoas – poesia.
No fetichismo da mercadoria cultural é a suposta ausência de valor de uso – já que esse se faz mediado – que o transforma em valor de troca, tirando assim sua condição essencialmente rebelde diante da mercantilização do produto.
Desconstruir estruturas, transformar imagens e rever performances à procura de outros mitos.
Todos nós possuímos algum gatilho que acaba por nos dar mais estímulo. Um comportamento é comum quando é sadio e até movimenta mercados financeiros pelo mundo.
“A pessoa exposta” sugere Clarice Lispector.
Encontros com o curador às 2as. feiras das 18h às 20h30
- 17 de Junho;
- 01, 15 e 29 de julho de 2024
Montagem 08 de Agosto – 5a. feira.
Exposição de 10 a 31 de agosto.
Vagas limitadas, esperamos você artista!
Seleção: Para participar da seleção, você deverá enviar portfólio com suas criações mais recentes, acompanhadas por uma carta de interesse no formulário em nosso linkthree: https://forms.gle/GobGYE6phyTEPebG8
Caso tenha dificuldade, peça o link pelo whatsapp (11) 97467 7176
Investimento: 7 parcelas de 500 reais
Dúvidas: [email protected] – whatsapp (11) 97467-7176
Vagas limitadas.
Nasceu em Lins, SP. 1963. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1985.
Interessado em cultura, especializou-se em arte e moda contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação.
De 2006 a 2017 dirigiu a Galeria Mezanino, produzindo e curando exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea.
Em 2018 foi diretor do Departamento de Museus Municipais de São Paulo, coordenando quinze espaços museológicos históricos, construídos entre os séculos XVII e XX.
Em março 2023 foi nomeado curador do Paço das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
É também curador independente e consultor de arte, acompanhando artistas em parceria com instituições variadas.
O Ateliê se configura como um espaço de troca e criação coletiva, para artistas atuantes em diferentes técnicas, interessados/as em inserir ações e experimentar práticas relacionadas às suas criações.
A performance neste laboratório se define de maneira geral como uma metodologia de criação. Considerando os interesses e percursos de cada participante, um repertório de ideias, materiais e ações serão refletidos e ponderados em grupo, articulando experimentações e aprofundando os sentidos em circulação em cada trabalho.
A arte da performance pressupõe o acontecimento; a ação física e a presença corpórea estarão no centro do desenvolvimento dos trabalhos. O objetivo é alargar as fronteiras dos processos dos artistas, expandindo os modos de pensar e criar a partir de seus interesses, considerando no centro do processo o corpo, seus aspectos culturais, políticos, e suas capacidades de ação.
O laboratório está aberto a artistas atuantes em técnicas tradicionais como pintura, desenho, escultura e literatura, gravura ou ilustração. As ações e práticas poderão também se estruturar a partir da identificação de zonas de interesse, dados biográficos, reflexões de ordem coletiva, e ainda, a produções relacionadas a suportes contemporâneos como apropriações de distintos materiais, colagens, documentações em imagem e áudio e relações entre técnicas.
Material de apoio
BONDÍA, Jorge Larrosa, Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação, N° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt
Kaprow, A. (2010). Performing life . ARS (São Paulo), 8(15), 112-117.
https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000100009
Performing life | ARS (São Paulo) (usp.br)
Cronograma
29/01 e 12/3 – período de divulgação e inscrição encontro 1 – 16/03 – sábado – 14h30min às 18h encontro 2 – 23/03 – sábado – 14h30min às 18h encontro 3 – 06/04 – sábado – 14h30min às 18h
9,10,11 de abril – montagem da exposição
12 de abril abertura
12 a 20 de abril exposição
20 de abril – sábado – desmontagem
Investimento: 3 parcelas de $ 430,00 – Vagas limitadas por ordem de inscrição
Ficha de Inscrição – https://forms.gle/fc7Wf3KnbrvCssL28
(recomendamos a leitura do material de apoio antes do início do laboratório)
Dúvidas? Entre em contato conosco – whatsapp (11) 97467 7176
Graduação em artes cênicas na UNICAMP- 2003, formação do bailarino brincante: danças brasileiras e teatralidade da cultura popular brasileira no Instituto brincante em São Paulo e Pernambuco entre 2003 a 2005. Núcleo experimental de artes cênicas do SESI em São Paulo 2006, pós graduação em cenografia e figurino no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo 2017, especialização em estudos da performance no c.e.m.- Centro em Movimento em Lisboa 2013; Mestre no programa de Estética e História da Arte do MAC Museu de Arte Contemporânea na USP Universidade de São Paulo.
Docente no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e SENAC São Paulo, nos cursos de artes do corpo, história da arte e produção de moda.
Residências artísticas em Portugal, no Alentejo ligada à associação Atalaia em Ourique, no CENTA- centro de novas tendências artísticas em Vila Velha de Ródão e no Algarve ligada ao Museu do Trajo em 2014. Na Suécia, ligada ao estúdio
Magasin Katrin, 2014. Em Cabo Verde, ligada à associação cultural Mindelact, 2019. Performance Permanência para os Encarnados premiada na SP-Arte 2016. Residência artística no programa audiovisual atravésTV em São Paulo em 2016 e 2017. Participação em festivais no Brasil e exterior. Entre 2008 a 2017, ligada à Galeria Mezanino como artista e equipe de programação, realizou duas edições do festival movimenta de performances e diferentes programas de mediação. activations (emperformance.wixsite.com) queda de performance | Luanna Jimenes (emperformance.wixsite.com)
Renato de Cara
Mentoria e Exposição – Módulo II: Territórios e fronteiras, as heranças de um corpo espiritual
Encerrado
A Galeria Gare em parceria com o curador Renato de Cara apresenta um programa de encontros para reflexão crítica sobre a produção individual e as formas de expor em diálogo com os trabalhos dos artistas do grupo.
Nesse contexto a exposição potencializa as poéticas, estimula a documentação do processo e um olhar a partir do contexto atual da Arte e do mercado.
Serão 3 módulos, a saber:
Módulo 1: A construção das Narrativas Espirituais – Janeiro 2023 – encerrado
Módulo 2: Sobre Territórios e Fronteiras, as heranças de um corpo espiritual – Outubro/Novembro 2023
“… a arte contemporânea se tornou uma espécie de religião alternativa para ateus. […] Para muitos integrantes do mundo da arte e outros tipos de aficionados, a arte conceitual é uma espécie de canal existencial por meio do qual dão significado às suas vidas. Ela exige fé, mas recompensa o crente com uma noção de consequência. Ademais, assim como igrejas e outros pontos de encontro ritual têm uma função social, a arte produz uma noção de comunidade em torno de interesses comuns.” Thornton, Sarah. Sete Dias no Mundo da Arte
Na segunda década do século XXI, independente de nossas origens, continuamos a procurar o sentido que nos move, estabelecendo vínculos na impermanência deste mundo distópico. Desbravar referências, equilibrar diferenças e encontrar pontos de intersecção nas relações e nas construções poéticas é o desafio proposto para o grupo que tem a criação artística como prática para a sobrevivência.
MÓDULO 2: Sobre territórios e fronteiras, as heranças de um corpo espiritual
Encontros com o curador às 2as. feiras – das 17h30 às 20h nos dias:
- 02, 16, 30 de outubro e 6 de novembro 2023
Montagem: 16 de novembro 2023
Abertura da exposição: 18 Novembro 2023
Período da exposição: de 18 de novembro a 16 de dezembro de 2023
inscrições encerradas!
Seleção: Os candidatos devem enviar 5 a 10 imagens de trabalhos recentes e carta de interesse para [email protected] – whatsapp (11) 97467-7176
Vagas limitadas.
Investimento: 7 parcelas de R$ 500,00
Inclusos: painel de abertura, legendas, redes sociais da Galeria Gare e Gare Cultural e convite eletrônico.
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Módulo 3: Das Naturezas e Heranças do Corpo – a agendar
Nasceu em Lins, SP. 1963. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Jornalismo pela PUC/SP em 1985.
Interessado em cultura, especializou-se em arte e moda contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação.
De 2006 a 2017 dirigiu a Galeria Mezanino, produzindo e curando exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea.
Em 2018 foi diretor do Departamento de Museus Municipais de São Paulo, coordenando quinze espaços museológicos históricos, construídos entre os séculos XVII e XX.
Em março 2023 foi nomeado curador do Paço das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
É também curador independente e consultor de arte, acompanhando artistas em parceria com instituições variadas.
Sob a orientação do artista plástico e professor Rubens Pontes, a série LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS da GALERIA GARE, propõe aos artistas vivenciarem pressupostos que transbordem os processos e conceitos dentro da produção pessoal e na concepção de uma exposição de arte.
LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS
Transversais: que possui uma orientação oblíqua. inclinados, diagonais, atravessados, enviesados. que se desvia. que não é direito ou reto. torto, tortuoso, vesgo.
Ancorado em dois pressupostos centrais (do pós moderno) como a saturação visual e uma busca por formas hibridas, os LABORATÓRIOS TRANSVERSAIS propõem descentralizar conceitos, potencializar reflexões e explorar experimentalismos dentro da produção pessoal, ampliando as relações que permeiam complexidades imagéticas e suas múltiplas possibilidades dentro do processo.
Sob a lógica do rizoma, tateia alternativas que procuram responder às necessidades artísticas se reconfigurando constantemente em direções fronteiriças e pouco exploradas.
“Um rizoma não começa nem conclui, ele se encontra sempre no meio, entre as coisas, inter-ser, intermezzo. A árvore é filiação, mas o rizoma é aliança, unicamente aliança. A árvore impõe o verbo ‘ser’, mas o rizoma tem como tecido a conjunção ‘e… e… e…’.” (Deleuze & Guattari, em ‘Mil Platôs – Vol. 1’)
Programa: Curso composto de 3 módulos transversais
1 – dos lugares transversais, de suas naturezas distintas – deslizamentos – encerrado fevereiro 2023
2 – descentralização, desmemória – desenraizamentos – encerrado julho 2023
3 – emaranhados, os outros todos – multiplicidades – a agendar – em breve
Público: Livre, acima de 16 anos, artistas em formação e aqueles que buscam aperfeiçoamento.
Período:
Módulo 2 – descentralização, desmemória – desenraizamentos
Encontros: 2as. feiras – dias 05/junho, 19/junho, 03/julho, 17/julho 2023 – das 18h às 20h30
Montagem: 05 a 07 julho 2023
Abertura da exposição: 08 julho 2023 – sábado
Exposição: 08 a 29 julho 2023
Inscrições: [email protected] Whats: (11) 97467-7176
Parcelamento do Módulo 2 : 3 x $ 490,00 (sem taxa de matrícula)
RUBENS PONTES
(1971. São Paulo). Com formação e licenciatura em artes visuais, também estudou com Sérgio Guerini, Tuneu e Carlos Fajardo.
Como artista se interessa pela diversidade e multiplicidade na atualidade, abordando questões de ordem histórica, filosófica e antropológica em práticas relacionais entre a ideia de origem. Trabalhando com e entre o discurso e na sua relação sígnica, explora a superfície da matéria em percepções e desvelamentos, buscando tatear dualidades: temporalidade e permanência, fragilidade e resistência, narrativa pessoal e histórica e utilizando diversas mídias, como instalações, intervenções, vídeos, objetos, fotografias, pinturas, colagens e desenhos.
Desde 1994, participa de diversas exposições individuais e coletivas, em salões de arte, espaços institucionais e galerias. Suas obras se encontram em coleções particulares e públicas, entre elas a Pinacoteca de SBCampo, SP e a Pinacoteca Municipal de Mauá, SP.
Entre a atividade docente, desde 1997, atua como professor de desenho, pintura, história da arte e poéticas visuais, orientando oficinas e cursos em instituições públicas e privadas, destacando a Pinacoteca de SBCampo, SP; a Casa do Olhar, SAndré, SP.
Desde 2016 assina a curadoria da Galeria Vértice, VEC (https://verticeespacocultural.com.br), SP e a coordenação de Artes Visuais do espaço; é membro criador e coordenador do oNúcleo (https://www.onucleo.art.br) Núcleo de pesquisa e formação artística, vinculado à Gare Cultural.
Desde 2002, integra o grupo de estudo e discussão em poéticas visuais sob orientação de Carlos Fajardo. Participa ativamente de encontros e debates sobre poesia, sobre a multiplicidade de conhecimentos da atualidade e em particular sobre o universo artístico.
Ligia Rebelato
Arte Brasileira – Olhares críticos
online com visita presencial à Pinacoteca
Novas datas em breve
A galeria Gare apresenta o curso online e visita presencial à Pinacoteca do Estado de SP com Lígia Rebelato.
A partir de temas centrais, abrangendo desde os primórdios, antes de Cabral, até os dias de hoje, trabalharemos questões fundamentais que permeiam o cenário artístico brasileiro, tendo como base não apenas aspectos estilísticos e cronológicos, mas também sociais e ideológicos, de modo a enriquecer nosso olhar acerca da história da arte brasileira.
Três encontros semanais de 2 horas cada + encontro extra: visita à Pinacoteca
Aula 1 – Falando sobre uma arte “brasileira” É possível falar sobre uma arte brasileira “autêntica”?
Aula 2 – O moderno entre paradoxos O olhar moderno dos acadêmicos.
Aula 3 – Rupturas do pós-moderno A sobreposição de referências.
Aula Extra Visita à Pinacoteca Na visita à mostra de longa duração do museu, veremos a produção artística brasileira, do século XVII até os dias de hoje, em diálogo com diversas culturas do mundo. Através dessas aproximações, que fogem à lógica cronológica e linear da história da arte, somos provocados a “descolar” as obras de narrativas consagradas, compreendendo-as como reflexos de nossa cultura, nossos desejos, enfim, de nossas vidas. Um convite para refletirmos sobre quão excludentes são certas narrativas que moldam a arte, e, consequentemente, para diminuirmos as distâncias que se impõem através delas.
Dias 5, 12 e 19 de julho 2023 (quartas) das 19h às 21h. – encerrado
Visita à Pinacoteca a combinar.
Publico alvo: pessoas interessadas em arte, incluindo artistas.
Idade mínima: 15 anos
Investimento: (entre em contato)
Reservas:
Whatsapp (11) 97467 7176
[email protected]
Mestre em Artes pelo Programa de Estética e História da Arte da USP, especialista em História da Arte pela FAAP, graduada em Letras-Tradução pela Mackenzie.
ligiarebelato.com.br