8 de março.
Entendemos que esta é uma data de luta pelos direitos e pela liberdade das mulheres.
Não desejamos “feliz dia da mulher”, mas exaltamos aquelas que vieram antes de nós e que abriram caminhos. E o que desejamos é que todas as mulheres tenham o direito de trilharem o caminho que acharem melhor para suas vidas.

Ainda hoje, muitas vezes, a mulher nas artes é vista exercendo o papel de “musa”, como uma “inspiração” e não como aquela que produz a arte em si.

Vamos aproveitar este 8 de março de 2021 para relembrar algumas mulheres que foram e são fundamentais na história da arte, tanto do Brasil quanto do mundo.

1- Sofonisba Anguissola: pintora renascentista italiana. A primeira artista mulher a adquirir fama internacional de que se tem notícia. Abriu caminho para outras mulheres do seu tempo que começaram a ser aceitas nas escolas de arte graças ao seu trabalho precursor.
1532-1625

Sofonisba Anguissola. Imagem retirada de https://www.culturagenial.com/obras-primas-mulheres

2- Camille Claudel: escultora e artista francesa.  Sua obra ganhou reconhecimento por sua originalidade décadas após a morte. Era irmã mais velha do poeta e diplomata Paul Claudel.
1864-1943

Camille Claudel. Imagem retirada de https://www.thecollector.com/camille-claudel

3- Tarsila do Amaral: pintora brasileira. Uma das principais artistas modernistas da América Latina, foi descrita como “a pintora brasileira que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno.” 
1886-1973

Tarsila do Amaral. Imagem retirada de https://editoracapivara.com.br/tarsila-do-amaral-modernismo-brasileiro/

4- Anita Malfatti: pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileira. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, evento artístico em comemoração ao centenário da independência do Brasil e responsável por divulgar as novas tendências da arte brasileira, 
1886-1964

Anita Malfatti. Imagens retiradas de https://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Malfatti

5- Frida Kahlo: pintora mexicana conhecida por seus autorretratos
1907-1954

Frida Kahlo. Imagens retiradas de https://www.ebiografia.com/vida_trajetoria_frida_kahlo_obras/

6- Tomie Ohtake: artista visual japonesa naturalizada brasileira. Foi uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas.
1913-2015

Tomie Ohtake. Imagem retirada de https://theguide.com.br/entertainment/art-exhibition-instante-cores-gravadas-by-tomie-ohtake/

7- Mira Schendell: artista visual suíça radicada no Brasil, hoje considerada um dos expoentes da arte contemporânea brasileira.
1919-1988

Mira Schendel. Imagem retirada de https://www.wikiart.org/pt/mira-schendel

8- Lygia Clark: pintora e escultora brasileira contemporânea que se autointitulava “não artista”
1920-1988

Lygia Clark. Imagem retirada de https://arteref.com/artista-da-semana/lygia-clark-da-a-criacao-de-conceitos-artisticos-ate-metodos-terapeuticos/

9- Beatriz Milhazes: artista visual brasileira. Além de pintora, é gravadora, ilustradora e professora. É um dos mais destacados nomes da arte contemporânea no Brasil.
1960

Beatriz Milhazes. Imagem retirada de https://arteref.com/artista-da-semana/beatriz-milhazes-artista/

Ainda não existe nenhum comentário para este post, adicione sua voz abaixo!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *