Estamos atravessando um período difícil em nossas vidas. A pandemia chegou de repente e nos forçou a ficar em casa. Passamos a vivenciar questões inéditas e desconhecidas em nossa própria casa. De um dia para o outro, o escritório ou a sala de aula, passaram a ser na sala de estar, na sala de jantar, no quarto, na varanda e até mesmo na cozinha.

Hoje eu vou falar um pouco a respeito desse espaço que está tão em destaque nesse último ano: o escritório em casa, mais conhecido como Home Office.

Existem alguns detalhes relevantes que ajudam muito a escolher o espaço mais adequado para o desenvolvimento de atividades de trabalho ou estudo com mais prazer e satisfação.

São vários fatores que interferem em um ambiente: emocionais, físicos e cognitivos. Algumas questões interferem no bem estar do indivíduo no ambiente ocupado, outras geram sentimentos através da sensibilidade causada pelas cores, formatos, disposições, materiais, texturas, iluminação, e outras, agregam conforto através da ergonomia, na forma de ocupar e estar nesse espaço.

Proj. Arq. Luciane A F Negreiros
Obra Vila Mariana – 2020
Proj. Arq. Luciane A F Negreiros
Obra Vila Mariana – 2020

Um ponto primordial é a escolha do local. Devemos pensar em qual será sua finalidade. Dependendo do seu tipo de trabalho ou estudo, o espaço tem que permitir uma privacidade maior para as reuniões ou aulas online, ou simplesmente um local tranquilo para a concentração no trabalho ou no estudo. O espaço tem que possuir uma boa iluminação natural ou artificial, uma bancada de trabalho para apoiar o notebook e um espaço para anotações, funcionalidade, além de permitir privacidade. Outro fator essencial é a escolha de uma cadeira adequada, pois são muitas horas numa mesma posição e a postura correta é imprescindível para o bem estar e rendimento da pessoa.

Fora tudo isso, as cores, os revestimentos e texturas especificadas também geram sensações positivas e estimulantes, que, integrados com os outros fatores, proporcionam ao ambiente uma solução eficaz e prazerosa, responsável pelo sentimento de satisfação e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de trabalhos e estudos.

Ficou interessado no assunto? A Gare lançará nos próximos dias um curso livre de Como Projetar um Home Office: Noções Básicas, no qual você conhecerá as bases para o desenvolvimento de um projeto e algumas especificações indispensáveis para a criação de um espaço adequado para o trabalho ou estudo.

Deixe registrado seu interesse que entraremos em contato: [email protected]

Texto por Luciane Negreiros – Arquiteta e Designer de Interiores

Posts Recomendados

Ainda não existe nenhum comentário para este post, adicione sua voz abaixo!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *