Dentro da programação de Cursos de Verão da GARE Cultural, tivemos a 3ª edição do Curso de EXPOGRAFIA. (Veja as outras edições: Agosto 2016 e Julho 2017). Foi um final de semana intenso – dias 20 e 21 de Janeiro de 2018 – sábado à tarde e domingo o dia todo.

Sob orientação de Nilo de Almeida, o grupo foi introduzido no universo do museu, exposições, necessidades, cuidados.

Este curso tem como público-alvo artistas que pretendam ter maior controle na apresentação de seu trabalho, possibilitando que seus projetos sejam de fácil compreensão para execução; pessoas interessadas em arte em geral e que pretendam, futuramente, ampliar conhecimentos específicos na área.

Com explanação teórica e exercícios práticos, o grupo discute formas e conceitos na hora de agrupar produção para expor. Uso de nível, trena, parafusadeira e demais materiais necessários também é praticado durante o exercício final.

E sim, temos vários intervalos com coffee-breaks e pausa para almoço.

No programa de um final de semana temos:
O que é museu / Expografia: conceito / Formas de expor / Artista: Portfólio x Projeto / Envio de trabalho e envio de projeto / Pensar o caminho: projeto>envio>montagem / Pensar o conceito: ideia x realidade x comunicação / Exercícios práticos / Conservação de obras: cuidados e prevenção / Armazenagem e transporte

Na hora da prática o grupo se junta para discutir com as obras presentes, como resolver o projeto expográfico. E partem para o projeto de montagem, em escala, antes de ir para a parede.

No final do domingo, o projeto ficou pronto, e foi aberta a conversa sobre aproveitamento do curso.

A participação de todos os integrantes foi bastante ativa, o que deu uma dinâmica ótima a todo o projeto. Dos 6 participantes, 4 eram do estado do Rio de Janeiro, e 2 de São Paulo. Abaixo a entrega dos certificados a cada um.

E o grupo todo, junto com Nilo de Almeida e o diretor da GARE Cultural, Elias Muradi.

Foi um prazer ter esse grupo conosco.
Próximas datas do curso de Expografia: 05 e 06 de Maio 2018
Saiba mais sobre o curso
#expografia #cursorápido #museologia #artesvisuais #exposição #fimdesemana #sãopaulo #cultura

Posts Recomendados

Ainda não existe nenhum comentário para este post, adicione sua voz abaixo!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *