Chamamos de GareNaRua algo que nós já fazemos há muito tempo. Apenas não tinha nome ainda.
São aquelas saídas em grupo com alunos e professores que adoramos fazer!
Já fomos a tantos lugares, desenhamos tantas coisas nestes 17 anos de existência!
Já fomos ao Zoológico, ao Jardim Botânico, ao Museu de História Natural, ao Ibirapuera, ao MAM, ao MAC, a Inhotim.. olha… se ficarmos enumerando não acaba mais.
E por que fazer isso? Por que sair pra desenhar?
São muitos os motivos. Primeiro porque nós, que dirigimos a Gare Escola de Artes Criativas e Design, somos artistas visuais muito bem formados e atuantes na área. Assim sendo, a gente sabe da importância da vivência, da exploração do mundo físico, do estar fora da caixinha, de se colocar em observação ativa e integrada com a natureza e o mundo circundante.
Depois, porque a gente sabe que muitos alunos nunca tiveram a oportunidade de desenhar fora da sala, fora de casa, em público. É mais difícil? Não se a gente estiver junto para estas primeiras experiências.
Como formadores de artistas e estudiosos da arte e do desenho, sabemos da importância deste tipo de experiência: uma experiência sem truques, sem cópias de outros desenhos, sem formatos limitados, com amplo campo de visão, onde cada aluno vai descobrindo seu traço pessoal.
Antes de sair reunimos os alunos de alguns dos cursos de cursos de desenho na galeria da escola para algumas orientações e uma conversa com a professora que acompanharia o grupo – Kath Ulian.
Na frente da escola mesmo fizemos o primeiro “aquecimento” com os alunos esboçando alguns traços já de observação do entorno.
Desta vez fomos caminhando pelas ruas aqui do entorno em direção ao SESC Vila Mariana, onde fizemos a parada para desenhar.
Havíamos entrado em contato com eles com antecedência e agendado data e horário para que nos permitissem entrar com o grupo. Fomos muito bem recebidos, com sugestões de lugares interessantes lá dentro para desenhar, e com pulseirinhas de identificação do SESC, além das que levamos da Gare.
Logo no saguão de entrada os alunos já foram achando elementos interessantes para observar e esboçar.
O olhar vai se aprimorando, e você começa a ver!
Ver com os olhos de quem observa para desenhar, deixando seus olhos escolherem os pontos de interesse, sem questionar, sem julgar, apenas ver. Este exercício do olhar é o principal disso tudo.
Em um segundo momento fomos para o lado de fora do prédio do Sesc, em seu pátio interno. Lá estava montado um espaço para as crianças pequenas aproveitarem o verão, com pequenas piscininhas, bóias e bacias com água.
Aproveitando a composição, orientamos os alunos a observar tanto as estruturas como agora as pessoas que por lá passavam e as crianças que brincavam.
A observação de pessoas em movimento é um desafio para quem está estudando o desenho e está na fase do desenho de observação de coisas estáticas e fotos. Aliás, um belo desafio, que os alunos encararam de maneira surpreendente.
Foi incrível! Alunos gostaram da experiência, alguns nunca tinham saído pra desenhar, outros não conheciam o Sesc Vila Mariana.
Quer ter uma experiência assim?
Vem fazer um curso aqui com a gente, participar desta e de muitas outras experiências.
Venha conhecer este e tantos outros diferenciais da Gare!
Ainda não existe nenhum comentário para este post, adicione sua voz abaixo!